O WhatsApp possui uma força inegável de comunicação, com bilhões de usuários de todo o mundo.
Para usuários normais, o WhatsApp é apenas um aplicativo de comunicação, mas para empresas, esta plataforma é uma oportunidade de se conectar com mais clientes em potencial.
Porém, simplesmente ter uma conta no WhatsApp não é suficiente; você precisa de estratégia para se destacar de todos os concorrentes.
Neste guia abordaremos as melhores práticas para construir uma presença de marca poderosa no WhatsApp, transformando-o de uma simples plataforma de mensagens para uma ferramenta de marketing dinâmica.
Entenda o Poder do WhatsApp para Empresas
Ao entender o poder do WhatsApp, você poderá desbloquear todo o seu potencial. Você pode simplesmente se conectar com clientes em potencial do mundo todo em segundos, promovendo um relacionamento e impulsionando as vendas.
Aqui estão alguns dos benefícios que as empresas podem obter com o WhatsApp:
1. Alcance e Engajamento Incomparáveis
O WhatsApp tem uma base de usuários incomparável em todo o mundo. É sem dúvida uma excelente plataforma para alcançar mais clientes em potencial, e as empresas podem facilmente anunciar sua marca de maneira econômica.
Este vasto alcance eventualmente conecta empresas com públicos diversos, abrindo novos mercados e oportunidades de crescimento. Com uma taxa de abertura impressionante de 98% , há uma boa chance de os clientes abrirem sua mensagem.
Além disso, os usuários estão altamente engajados com a plataforma. Por exemplo, 2,78 bilhões de usuários estão ativos todos os meses, proporcionando às empresas uma oportunidade de chamar a atenção dos seus potenciais clientes e aumentar a interação significativa.
2. Abordagem Personalizada e Conversacional
A maioria das pessoas prefere a comunicação individual com as empresas, em vez de uma transmissão unilateral de mensagens promocionais. Os leads podem ignorar as mensagens transmitidas porque não conseguem expressar seus sentimentos.
No entanto, a preferência de conversa individual se alinha perfeitamente com o WhatsApp, já que as empresas podem se comunicar facilmente com os leads de maneira privada. Então, você pode criar uma abordagem mais personalizada e conversacional para o envolvimento do cliente.
Com esta estratégia de marketing conversacional no WhatsApp, as empresas podem construir um relacionamento com os clientes e abordar mais profundamente suas preocupações e pontos fracos, o que leva ao aumento da fidelidade à marca e das vendas.
3. Integração Perfeita com CRM e outros canais
É difícil para as empresas gerenciar bancos de dados de clientes apenas com o WhatsApp. No entanto, com os recursos de integração do WhatsApp , você pode se conectar a várias ferramentas de CRM e gerenciar os dados de maneira eficaz.
Além disso, as empresas podem conectar seus esforços de marketing em vários canais. Ao integrar o marketing do WhatsApp à sua estratégia digital geral, você pode promover uma experiência de marca unificada e integrada para seus clientes. Esse alinhamento não só amplia a visibilidade da sua marca, mas também aumenta a interação com o cliente e aumenta as taxas de conversão.
A integração do WhatsApp permite que os usuários administrem inúmeras mensagens em um espaço de trabalho unificado, capacitando-os a oferecer aos clientes opções e informações oportunas de autoatendimento. Ainda mais, você também pode obter um número de telefone virtual para o Whatsapp Business e usá-lo em vários dispositivos para resolver vários problemas dos clientes.
Elaborando uma Estratégia de Marketing Personalizada no WhatsApp
Apenas ter um canal de transmissão no WhatsApp não é suficiente, pois as empresas precisam elaborar uma estratégia de marketing personalizada para alcançar mais clientes.
Aqui estão algumas das principais estratégias que você precisa considerar:
1. Entenda o seu Público-alvo
Se você deseja fazer seu marketing no WhatsApp funcionar, você precisa conhecer bem o seu público. Portanto, você deve coletar informações como quem eles são, do que gostam, com o que lutam e como gostam de conversar.
Considere coisas como:
- Quantos anos eles têm, onde moram e outras informações básicas;
- O que eles gostam, o que fazem em seu tempo livre;
- Com quais problemas eles lidam;
- Como eles gostam de conversar e que tom preferem.
Depois de entender seu público, você pode criar mensagens e conteúdos que realmente falem com eles. É tudo uma questão de fazer essa conexão pessoal.
2. Aproveite a API do WhatsApp Business
Se você deseja envolver clientes em grande escala no WhatsApp, a API do WhatsApp Business é obrigatória!
A API WhatsApp Business, lançada pelo WhatsApp em 2018, permite que empresas como a sua se conectem com clientes em grande escala em todo o mundo!
Usar uma plataforma de engajamento baseada na API do WhatsApp, como a AiSensy, pode ajudá-lo a enviar mensagens de transmissão para usuários ilimitados de uma só vez, automatizar notificações, executar anúncios Click-to-WhatsApp, exibir catálogos de produtos e até mesmo receber pagamentos no WhatsApp.
Empresas como PhysicsWallah, Vivo, The Indian Express, Skullcandy e muitas outras já estão usando a API do WhatsApp para interagir com seus clientes no WhatsApp. É hora de você também!
Agende uma demonstração agora para entender como isso funciona.
3. Adote uma Abordagem de Marketing Conversacional
Na imagem acima, a empresa está apresentando seus vários produtos ao usuário e envolvendo-o com o botão de Resposta Rápida "Mostrar mais".
Uma campanha de marketing eficaz no WhatsApp requer que as organizações adotem um tom informal, ao invés de apenas enviar promoções sem interação com o público. A estratégia deve focar em atrair e manter os destinatários engajados na conversa.
As empresas precisam criar relacionamentos sólidos com seu público, oferecendo algo de valor. Com uma abordagem de marketing conversacional, você pode transformar sua estratégia no WhatsApp de uma via de comunicação unilateral em uma plataforma interativa, fortalecendo os laços e promovendo a fidelidade à marca.
5. Concentre-se em fornecer valor
Não se contente apenas em aumentar as vendas e oferecer descontos. Em vez disso, crie valor real para seus clientes através de conversas no WhatsApp. Isso pode incluir desde enviar notícias personalizadas de acordo com seus interesses, compartilhar conhecimentos financeiros, até oferecer dicas personalizadas conforme as preferências individuais.
Isso faz o cliente perceber que sua marca é confiável e está sempre disponível para resolver seus problemas. Você desenvolve um ótimo relacionamento, que os fideliza ao seu produto ou serviço. Além disso, é mais provável que esses clientes recomendem sua marca para outras pessoas.
6. Incentive o Diálogo Bilateral
Faça com que mais clientes se interessem por sua marca, pedindo-lhes comentários, perguntas e preocupações. Depois, responda rapidamente, mostrando que entende o que eles querem e precisam.
Essa comunicação de ida e volta constrói laços mais fortes com os clientes e pode fornecer insights para a tomada de decisões sobre produtos, novas ideias de marketing ou outras questões gerais de negócios. Além disso, esse diálogo bilateral aumenta a confiança e a lealdade e impulsiona o sucesso de vendas da sua marca.
Um exemplo incrível é a campanha publicitária Click-to-WhatsApp feita pela Maggi, onde eles realizam um concurso para interagir com os clientes no WhatsApp! O cliente se sente fisgado e participa, ajudando a marca a alcançar seu engajamento
7. Personalize suas Interações
Use o toque pessoal do WhatsApp para tornar a comunicação com seus clientes mais personalizada e menos formal. Trate seus clientes como se fossem especiais para mostrar que eles são valorizados – basta ajustar a maneira como você interage com eles no WhatsApp.
Você também pode segmentar seus clientes com base em seus interesses ou comportamentos anteriores. Isso permite que você personalize mensagens que realmente ressoem com grupos específicos de clientes, evitando conteúdo irrelevante.
Além disso, envie mensagens para desejar feliz aniversário, comemorar datas especiais ou lembrar sobre programas de fidelidade.
8. Automatize e Otimize seus esforços
É essencial abordar o marketing personalizado e conversacional do WhatsApp com técnicas de automação e otimização para garantir escalabilidade e eficiência. Você pode automatizar mensagens de saudação, agendar atualizações recorrentes e aproveitar os chatbots de WhatsApp para automatizar conversas e ações promocionais.
Ao automatizar seus esforços de marketing no WhatsApp, você pode economizar um tempo valioso e personalizar a comunicação em grande escala.
Lembre-se de que a automação é uma ferramenta para capacitá-lo, não para substituir a interação humana. Use-o estrategicamente para criar uma experiência de marketing no WhatsApp integrada e envolvente para seus clientes.
Sempre monitore o desempenho do marketing do WhatsApp para você, rastreando a taxa de abertura de mensagens, o feedback do cliente sobre o tempo de resposta (tempo de resposta) e o tempo de leitura da mensagem (taxa de abertura de mensagens), entre outras coisas.
Integre o WhatsApp com outros canais
Para obter os melhores resultados com seu marketing no WhatsApp, você precisa combiná-lo bem com sua estratégia geral de marketing digital. Isso pode incluir:
1. Promoção Cruzada e Compartilhamento de Conteúdo
Aproveite outras ferramentas de comunicação de marketing, como seu site e contas de mídia social, para aumentar o reconhecimento da presença de sua marca no WhatsApp. Em seguida, promova conteúdo relevante na plataforma, o que provavelmente atrairá mais tráfego e aumentará seu engajamento e taxa de retenção.
2. Suporte Automatizado ao Cliente
A integração dos seus sistemas de suporte ao cliente com o WhatsApp permitirá uma experiência uniforme e refinada entre o canal e todos os seus clientes. Essas funções incluem, por exemplo, a criação de tickets, a transmissão de relatórios gerenciais e atualizações em tempo real sobre o andamento do assunto em questão.
Psiu... aqui estão algumas informações úteis: Você pode ter tantos agentes de chat ao vivo ativos no WhatsApp com AiSensy. Isso significa que você pode trazer toda a sua equipe de suporte ao cliente no WhatsApp. Confira como.
3. Comércio Conversacional
Empresas de comércio eletrônico (e-commerce) podem oferecer aos clientes a opção de comprar diretamente no WhatsApp e assim entregar o que eles gostam em cada etapa da compra: a experiência tranquila.
Isso pode ser muito benéfico para uma empresa cujo comércio eletrônico representa uma grande porcentagem do total de vendas.
Abordamos tudo sobre a pagamentos no WhatsApp em um blog separado: Guia Completo de WhatsApp Pay.
Estudos de Caso de Marketing de Sucesso no WhatsApp
Vamos examinar alguns exemplos práticos de empresas que usaram a plataforma para construir a presença de sua marca e melhorar seus resultados para entender melhor como o marketing do WhatsApp é forte.
Estudo de caso 1: Netflix - Campanha Stay In Touch
Objetivos: Esta campanha teve como objetivo manter contato com os usuários atuais da Netflix que cancelaram suas assinaturas e servir para incentivar os clientes a assinarem novamente sua plataforma de streaming.
Campanha: A campanha foi criada para permitir que os usuários mantenham contato via Whatsapp, onde a empresa envia lembretes e atualizações.
Como eles fazem isso: Os usuários do WhatsApp que se tornaram membros da campanha receberam recomendações oportunas de filmes/séries ou o que assistir em seguida.
Nesse caso, os usuários que clicassem em “Estou dentro” receberiam novas sugestões, anúncios e notificações sobre o que assistir.
Resultados: a Netflix conseguiu reter seus clientes existentes e fez com que seus clientes inativos assinassem novamente sua plataforma.
Estudo de caso II: Lenskart - Promoção de Dia dos Namorados, Compre 1 e Ganhe Outro Grátis
Objetivo: O objetivo era aumentar a notoriedade e as vendas.
Campanha: Lenskart, marca de óculos, utilizou o Whatsapp para divulgar seus produtos e serviços. Esta empresa fez esta oferta especialmente para a liquidação do Dia dos Namorados em fevereiro.
Como fizeram: Lenskart promoveu sua oferta “Compre 1 e leve 1 grátis”, que foi oferecida para ser válida de 6 a 16 de fevereiro.
Resultados: a marca percebeu que a taxa de abertura de mensagens de texto no WhatsApp era comparativamente alta em comparação com os anúncios convencionais, e o custo geral era baixo.
Estudo de caso 3: Skullcandy
Skullcandy é uma das marcas globais mais populares de fones de ouvido e produtos de áudio. É reconhecida como uma das marcas de fones de ouvido mais modernas desde 2008!
Desafio enfrentado: Os clientes que adicionam produtos ao carrinho não concluem a compra.
Campanha: Envie notificações de recuperação de carrinho abandonado.
O que eles fizeram: Eles usaram o AiSensy para automatizar lembretes para os usuários que adicionaram produtos ao carrinho, mas não concluíram o pagamento. Os lembretes foram enviados 15 minutos após o usuário adicionar o produto ao carrinho.
Resultados: Skullcandy conseguiu recuperar 25% de carrinhos abandonados, 10 vezes mais do que conseguiu recuperar por meio de lembretes por e-mail.
Conclusão: Revelando o Poder do WhatsApp para sua Marca
O WhatsApp é o aplicativo preferido dos brasileiros. A API do WhatsApp Business possibilitou que empresas conversem com seus consumidores de maneira rápida e eficiente.
Com a estratégia correta de WhatsApp as empresas agora conseguem construir uma marca forte e aumentar aumentar a percepção de valor da sua marca.
Você também pode conectar suas ferramentas atuais para compartilhar informações e gerenciar dados de clientes de maneira fácil e suave.
Quer levar seu negócio a uma receita de 25 a 60% com o WhatsApp Business API? Descubra como com a AiSensy!